BLOG MONTELONGO
Olhares para Fafe
29
Jun 14

Ricardo Gonçalves, no seu Por Outro Lado:
Nos últimos dias, os media têm trazido a público um novo ataque dos IPF ao projecto Fafe Cidade das Artes, em geral, e a Moncho Rodriguez, em particular.
Francamente, do que li e ouvi, não fui capaz de retirar uma razão objectiva para a oposição dos IPF e de Parcidio Summavielle. Tirando a parte do FCA ser um projecto pago pelo município. Criticas à valia do projecto, à sua dimensão artística, técnica ou pedagógica, não captei.
Pela informação que tenho, instituições como a Coopfafe e o ACR de Fornelos, instituições dirigidas por vereadores deste movimento político, foram (ainda são?) receptoras de acções incluídas neste projecto artístico. E muito bem, em minha opinião.
No entanto, a ser verdade que essa colaboração existiu, tenho alguma dificuldade em aceitar esta postura dos vereadores dos IPF e do seu líder (particularmente agressivo nas últimas intervenções). Claro que todos temos direito a elogiar ou criticar esta ou aquela ideia desde que mantenhamos a coerência.
Pelo lado da maioria que governa a Câmara gostei da postura ponderada que mostraram, quer o vereador Eugénio Marinho, quer o presidente Raul Cunha. Também apreciei o estilo do vereador Parcídio Sumavielle (até pelo discurso desempoeirado e casual que utilizou). Só pedia que fosse coerente entre as palavras e a acção. Repito que tem todo o direito a discordar do projecto e concordo que se faça uma avaliação rigorosa da sua valia. 
Nessa discussão participarei com todo o gosto.

 

 

Fafe, Cidade das Artes

 

Declarações de Parcídio Summavielle à FafeTV:

 

"O Sr. Moncho Rodrigues não é a melhor solução para a Cultura em Fafe, nem em lado nenhum."

 

"O que sucede é que nós temos muita gente que dá para o 'peditório da cultura' sem nenhum interessse, sem ter nenhum vencimento. Nós fomos buscar um conjunto de pessoas que são remuneradas, que são profissionais, que depois montam os seus espetáculos e as suas iniciativas, com a participação dos outros. Temos pessoas que dão o seu contributo de forma generosa e outras que têm como actividade profissional, o seu ganha pão, a mesma actividade."

 

 

Declarações de Eugénio Marinho à FafeTV:

 

"É preciso ser criativo, envolver as nossas colectividades. É preciso também trazer realmente alguém de fora."

"O projecto Cidade das Artes tem coisas boas e coisas más. É como tudo na vida."

 

 

Declarações de Raúl Cunha à FafeTV:

 

"A utilidade que eu entendo para o projecto Fafe - Cidade das Artes tem a ver com a partilha e com o trabalho conjunto de profissionais residentes com os grupos, as associações, as colectividades amadoras."

"Nós estamos disponíveis para fazer uma avaliação justa."

"Isto é um investimento na cultura."

 

 

 

Pedro Miguel Sousa, no seu blog pessoal (em Abril):

 

Ainda me lembro dos artigos que fui escrevendo no Jornal Povo de Fafe e que depois publicava neste espaço onde abordava a necessidade de uma intervenção artística em Fafe mais arrojada. Nessa altura, fiz questão de realçar que ‘Fafe tem programação mas não tem produção’. Os mais hábeis nestas andanças sabem bem a que me refiro e o certo é que, depois de comentários e troca de impressões na blogosfera fafense, a autarquia fafense celebrou um contrato (agora renovado) para um projeto de dinamização artística

Há muitas considerações a fazer sobre a produção e programação cultural em Fafe, não que esteja mal, até porque já o escrevi várias vezes que esse é o caminho, mas há ajustes a fazer e, desculpem a minha teimosia, mas eu considero Fafe o concelho e não os míseros metros dentro da cidade. Viram o Rali? Pois, aí chama-se Serras de Fafe e que lindas que elas são… viram esse espetáculo de espetadores? É a isso que me refiro… um dia destes falamos melhor!

 

 

 

Ricardo Gonçalves, no seu Por Outro Lado (em Março):

 

Sou, desde a primeira hora, um entusiasta do Fafe - Cidade das Artes. Neste espaço já abordei o tema com referências elogiosas e disso não me arrependo nem me retracto. Mantenho tudo o que disse.
Regresso ao tema, em forma de alerta, porque me têm chegado aos ouvidos alguns comentários menos positivos sobre projecto. 

Desde logo algum mal-estar com algumas associações do concelho que não se sentem valorizadas na sua participação, que não têm acolhimento para as suas ideias e projectos, que ficam escondidas ou subalternizadas atrás de um projecto profissional.

Começo a notar um "divórcio" entre a população e a ideia, algo a que não será estranha a polémica sobre o custo do Fafe - Cidade das Artes que, segundo a oposição personificada pelos Independentes Por Fafe, não é, apenas, de cerca de 50.000€ porque essa verba representa os custos directos do protocolo. Outra parcela relativa a custos de produção e promoção de espectáculos, utilização de espaços e outros meios não estão reflectidos nessa "factura".

A este facto não será, também, alheia alguma opinião  "intoxicada" (uma bem-intencionada, outra nem por isso) que tem vindo a fechar o projecto num círculo cada vez mais apertado de apoiantes.
Desde logo, acredito que o próprio PSD (representado no executivo) não se sinta muito cómodo a apoiar esta proposta e será que mesmo dentro do PS não haverá oposição à continuação do Fafe - Cidade das Artes? Quase aposto que sim.

A última polémica envolve a FafeTV, impedida de filmar a celebração do Dia Mundial do Teatro. Não querendo apressar-me a dizer quem está certo ou quem está errado, até porque não possuo toda a informação, apetece-me dizer que mais importante do que aquilo que dizemos é a forma como o dizemos e parece-me fundamental uma nova forma de comunicar por parte do Fafe - Cidade das Artes sob pena de se perder, irremediavelmente, a ligação com a comunidade.

Uma última nota para manifestar profunda discordância com a cobrança de bilhetes nesse espectáculo comemorativo, independentemente do destinatário da receita que, confesso, não consegui saber quem era.

 

 

Facebook do Cidade das Artes: https://www.facebook.com/pages/Fafe-Cidade-das-Artes/614576955234952

publicado por blogmontelongo às 18:00

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

pesquisar neste blog
 
Contacto
blogmontelongo@sapo.pt
comentários recentes
morar num prédio é lixo!!! leva-se com todos os ba...
e na Trofa, também!
Obrigada "h" pela atenção. Já se corrigiu o erro.
Seria importante que as escolas não encerrassem an...
http://www.scoop.it/t/explore-minho/p/4024462499/2...
Da me a ideia que o senhor anda fugido de fafe. Ma...
Realmente a ligação à ruralidade tem vindo a perde...
Certíssimo caro Luís. Não há nenhuma relação com n...
Daquilo que me apercebi é que este novo blog "roub...
Bom dia AlbertoA minha ideia e manter o blog plura...
Mensagens
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Farmácia de Serivço

blogs SAPO