
Declarações de Parcídio Summavielle à FafeTV:
"O Sr. Moncho Rodrigues não é a melhor solução para a Cultura em Fafe, nem em lado nenhum."
"O que sucede é que nós temos muita gente que dá para o 'peditório da cultura' sem nenhum interessse, sem ter nenhum vencimento. Nós fomos buscar um conjunto de pessoas que são remuneradas, que são profissionais, que depois montam os seus espetáculos e as suas iniciativas, com a participação dos outros. Temos pessoas que dão o seu contributo de forma generosa e outras que têm como actividade profissional, o seu ganha pão, a mesma actividade."
Declarações de Eugénio Marinho à FafeTV:
"É preciso ser criativo, envolver as nossas colectividades. É preciso também trazer realmente alguém de fora."
"O projecto Cidade das Artes tem coisas boas e coisas más. É como tudo na vida."
Declarações de Raúl Cunha à FafeTV:
"A utilidade que eu entendo para o projecto Fafe - Cidade das Artes tem a ver com a partilha e com o trabalho conjunto de profissionais residentes com os grupos, as associações, as colectividades amadoras."
"Nós estamos disponíveis para fazer uma avaliação justa."
"Isto é um investimento na cultura."

Pedro Miguel Sousa, no seu blog pessoal (em Abril):
Ainda me lembro dos artigos que fui escrevendo no Jornal Povo de Fafe e que depois publicava neste espaço onde abordava a necessidade de uma intervenção artística em Fafe mais arrojada. Nessa altura, fiz questão de realçar que ‘Fafe tem programação mas não tem produção’. Os mais hábeis nestas andanças sabem bem a que me refiro e o certo é que, depois de comentários e troca de impressões na blogosfera fafense, a autarquia fafense celebrou um contrato (agora renovado) para um projeto de dinamização artística
Há muitas considerações a fazer sobre a produção e programação cultural em Fafe, não que esteja mal, até porque já o escrevi várias vezes que esse é o caminho, mas há ajustes a fazer e, desculpem a minha teimosia, mas eu considero Fafe o concelho e não os míseros metros dentro da cidade. Viram o Rali? Pois, aí chama-se Serras de Fafe e que lindas que elas são… viram esse espetáculo de espetadores? É a isso que me refiro… um dia destes falamos melhor!
Ricardo Gonçalves, no seu Por Outro Lado (em Março):
Desde logo algum mal-estar com algumas associações do concelho que não se sentem valorizadas na sua participação, que não têm acolhimento para as suas ideias e projectos, que ficam escondidas ou subalternizadas atrás de um projecto profissional.
Começo a notar um "divórcio" entre a população e a ideia, algo a que não será estranha a polémica sobre o custo do Fafe - Cidade das Artes que, segundo a oposição personificada pelos Independentes Por Fafe, não é, apenas, de cerca de 50.000€ porque essa verba representa os custos directos do protocolo. Outra parcela relativa a custos de produção e promoção de espectáculos, utilização de espaços e outros meios não estão reflectidos nessa "factura".
A este facto não será, também, alheia alguma opinião "intoxicada" (uma bem-intencionada, outra nem por isso) que tem vindo a fechar o projecto num círculo cada vez mais apertado de apoiantes.
Desde logo, acredito que o próprio PSD (representado no executivo) não se sinta muito cómodo a apoiar esta proposta e será que mesmo dentro do PS não haverá oposição à continuação do Fafe - Cidade das Artes? Quase aposto que sim.
A última polémica envolve a FafeTV, impedida de filmar a celebração do Dia Mundial do Teatro. Não querendo apressar-me a dizer quem está certo ou quem está errado, até porque não possuo toda a informação, apetece-me dizer que mais importante do que aquilo que dizemos é a forma como o dizemos e parece-me fundamental uma nova forma de comunicar por parte do Fafe - Cidade das Artes sob pena de se perder, irremediavelmente, a ligação com a comunidade.
Uma última nota para manifestar profunda discordância com a cobrança de bilhetes nesse espectáculo comemorativo, independentemente do destinatário da receita que, confesso, não consegui saber quem era.
Facebook do Cidade das Artes: https://www.facebook.com/pages/Fafe-Cidade-das-Artes/614576955234952