BLOG MONTELONGO
Olhares para Fafe
12
Ago 15

Opinião de Ricardo Gonçalves no blog Por Outro Lado:

 

Até há pouco tempo perfeitamente desconhecida da esmagadora maioria dos portugueses, esta empresa emergiu desse anonimato com a compra da PT Portugal e figura, agora, como a grande esperança para a recuperação do emprego em Fafe e Vieira do Minho (terra natal de um dos seus grandes accionistas).

Para Fafe ou qualquer outra localidade, a criação de 300 postos de trabalho, sendo crível que não sejam todos numa fase inicial, funcionou como um gatilho que fez disparar a atenção de todos nós. É um projecto prioritário e deve ser encarado como tal.

No entanto, nada justifica a trapalhada em que o município de se enredou acerca da localização deste projecto. Decisões precipitadas raramente são acertadas e as correcções posteriores são sujeitas a custos políticos. Sublinho que concordo com a agilização da decisão mas, ainda assim, a aprovação da contracção de um empréstimo para a construção de um edifício num local para, dias mais tarde, ser indicado outro local sugere que o assunto não foi muito ponderado.

Sem retirar qualquer réstia de mérito ao projecto e seu "apadrinhamento" pelo executivo municipal, acredito que este merecia melhor ponderação. Desde logo, a localização porque não me parece que a melhor solução seja qualquer uma das localizações indicadas. O parque da cidade porque a vocação daquele espaço deverá ser outra e os terrenos contíguos à antiga estação de caminho de ferro porque irá criar uma pressão muito grande no centro urbano por causa dos movimento dessas 300 pessoas.

Esta seria uma oportunidade para tentar incentivar o uso do transporte público através da instalação da empresa na área próxima à central de camionagem. O chamado edifício da "Sacor" ou mesmo aproveitar a oportunidade para resolver o problema do mercado municipal eram ideias que mereciam ponderação, na minha opinião. Tratar-se-ia de promover o uso de transporte público mas essa não foi a opção. Respeito, como é óbvio, mas lamento que não tenha havido maior reflexão.

 Importante é que a empresa se instale em Fafe, que o projecto seja a longo termo (apesar de, ao que sei, só ser garantido por 5 anos) e que seja a mais-valia que aparenta ser. Todos ficaremos a ganhar com isso e não apenas aqueles que lá conseguirem o seu emprego.

publicado por blogmontelongo às 18:00
pesquisar neste blog
 
Contacto
blogmontelongo@sapo.pt
comentários recentes
morar num prédio é lixo!!! leva-se com todos os ba...
e na Trofa, também!
Obrigada "h" pela atenção. Já se corrigiu o erro.
Seria importante que as escolas não encerrassem an...
http://www.scoop.it/t/explore-minho/p/4024462499/2...
Da me a ideia que o senhor anda fugido de fafe. Ma...
Realmente a ligação à ruralidade tem vindo a perde...
Certíssimo caro Luís. Não há nenhuma relação com n...
Daquilo que me apercebi é que este novo blog "roub...
Bom dia AlbertoA minha ideia e manter o blog plura...
Mensagens
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Farmácia de Serivço

blogs SAPO