BLOG MONTELONGO
Olhares para Fafe
26
Jul 17

Opinião de Antero Barbosa publicada no jornal Notícias de Fafe:

 

No último texto publicado neste jornal abordei, muito resumidamente, o que pretendo fazer, caso mereça a confiança dos eleitores, naquilo que diz respeito à atenção que pretendo dar na ligação da câmara às empresas: atrair novas empresas; apoiar as existentes e criar emprego.

Hoje apresento, também resumidamente, uma proposta de requalificação da Praça Mártires do Fascismo (Feira Velha). Sei que há muitos outros espaços a necessitar de requalificação, por exemplo a Praça José Florêncio Soares – que enquadra o Hospital, Tribunal e Igreja Nova), mas hoje quero apresentar uma ideia, que necessariamente terá de ser trabalhada com mais profundidade na fase da sua concretização.
No essencial, na requalificação deste espaço nobre da Cidade, com o enquadramento que as imagens indicam, assumem-se os seguintes objetivos:

1. Conferir um maior protagonismo ao edifício dos Paços Concelho, como é normal em quase todas as cidades de Portugal e da Europa. A Praça da “Feira Velha” tem potencial para ser a praça central da cidade, com a ligação ao parque da cidade.
2. Pensar de forma articulada e integrada os espaços verdes e os espaços de uso público (ruas, jardins e parques), para que na diversidade se releve a identidade e o potencial de uso diferenciado de cada espaço;
3. Criar uma praça que para além da utilização quotidiana, possa ser lugar de iniciativas e eventos de carater público. Eventos de todo o tipo, com utilização polivalente da zona coberta reservada a estacionamento;
4. Garantir 200 lugares de estacionamento coberto no piso inferior, que possa servir a dinâmica da cidade na sua área mais central.
O piso inferior, para além do estacionamento, será concebido em moldes modernos e poucos habituais, para funcionar como verdadeiro parque multiusos sempre que necessário, para atividades desportivas, culturais, sociais e recreativas. Estará concebido com desafogada ventilação natural, generosas entradas de luz e confortáveis acessos para todos. Terá as necessárias condições de segurança, de uso e conforto, contrariando o paradigma negativo dos “parques subterrâneos”.

5. À superfície estende-se uma área arquitetonicamente muito qualificada, com versatilidade para uso livre dos cidadãos e para as mais diversas iniciativas públicas, podendo ainda optar-se por colocação amovível de estruturas que permitam sombreamento nas iniciativas nos dias mais quentes de verão, como se pode verificar na fig.3.

Este projeto assume a dimensão de opção estratégica, no sentido que transformará a vivência e a imagem do Centro da Cidade. Será uma aposta para os próximos quatro anos e que será construído necessariamente com recurso aos fundos comunitários.

 

Fafe Feira Velha

 


publicado por blogmontelongo às 18:00
comentários recentes
Obrigada "h" pela atenção. Já se corrigiu o erro.
Seria importante que as escolas não encerrassem an...
http://www.scoop.it/t/explore-minho/p/4024462499/2...
Da me a ideia que o senhor anda fugido de fafe. Ma...
Realmente a ligação à ruralidade tem vindo a perde...
Certíssimo caro Luís. Não há nenhuma relação com n...
Daquilo que me apercebi é que este novo blog "roub...
Bom dia AlbertoA minha ideia e manter o blog plura...
Eu faço parte daqueles, que no Verão passado se in...
Teste. Obrigado pelos comentários.
pesquisar neste blog
 




Contacto
blogmontelongo@sapo.pt
Mensagens
Na agenda:


Blog Montelongo


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Farmácia de Serivço




blogs SAPO