BLOG MONTELONGO
Olhares para Fafe
14
Mai 16

Opinião de Armindo Mendes no editorial do jornal Expresso de Fafe:

 

Ouvem-se por aí sussurros, em sentido crítico, mais ou menos bem-intencionados, sobre a estratégia que o Município de Fafe tem perfilhado neste mandato na promoção de eventos. Pouco habituados à notoriedade dos holofotes, uns tantos mostram-se surpreendidos, incomodados até, não se sabe se pelo sucesso alcançado, se por intuírem o quão corresponsáveis foram por anos em que um concelho com tantos atributos se escondeu entre os seus muros, enquanto outros se iam evidenciando no país das notícias. Não obstante, questiona-se os custos que implicam tal aposta, traduzida numa presença frequente nos mais importantes meios de comunicação social, por boas razões, e não pelas tragédias que enchem as páginas de alguns periódicos reféns das audiências!

Numa sociedade que se deseja transparente, os cidadãos têm direito de saber como e em que circunstâncias os decisores públicos estão a aplicar os impostos cobrados. O investimento realizado deve ser explicado e quantificado. Feito isso, impõe-se uma avaliação da aposta no plano qualitativo, para aferir o retorno efetivo e se justifica manter ou ajustar a estratégia.

Não acontece só em Fafe, mas é comum nos concelhos de pequena ou média dimensão, muitos dos seus habitantes, de hábitos conservadores, perderem tempo a olhar para o seu "quintal", com uma apreciação distorcida pelo desconhecimento do que se passa extramuros e da matéria de facto.

Do alto da Arcada, permitam-me a expressão, digere-se e comenta-se, obedecendo ao senso comum ou à simpatia partidária. Às tantas, por isso, as conclusões nem sempre são de boa-fé, antes porém, com o interesse que se quer alcançar, seja de índole pessoal, político ou profissional. A experiência pessoal e profissional permite-me concluir que a aposta atual de Fafe faz todo o sentido, no contexto atual em que a notoriedade de cada território é fundamental para alicerçar e consolidar uma imagem que se deseja de sucesso. Ao vincar, pelos canais mediáticos, a aposta em alguns dos seus recursos endógenos, sejam materiais ou imateriais, o concelho procura alcançar um lugar ao sol, com vários objetivos, desde logo a notoriedade, mas também a promoção e divulgação dos seus usos e costumes vertidos numa cultura tão plural e ancestral, que deve orgulhar os fafenses.

Se há arte e engenho de saber granjear a atenção dos OCS para eventos de vária ordem, sejam desportivos, culturais, sociais ou gastronómicos, apesar de acontecerem num concelho do interior, porque não, em última instância, dar o benefício da dúvida, na constatação de que os resultados estão a aparecer e outros hão de surgir com a continuidade de uma estratégia coerente.

ocs.jpg

Os mentores e protagonistas da estratégia não "descobriram a pólvora", mas têm o mérito, conscientes do quão importante é comunicar no tempo certo e na medida certa, de promoverem em Fafe um receituário testado com êxito noutras paragens, mas ajustado à idiossincrasia local. Ao fazê-lo, ajudam a conferir a Fafe uma notoriedade apreciada noutras paragens, como felizmente já se observa, e avaliando o valor económico implícito a tantos minutos nos écrans televisivos, na telefonia ou nos jornais. É um convite persuasivo ao país e ao mundo para nos conhecerem melhor. E esse é o mais palpável dos resultados que se pretende alcançar, que se junta a outro, tão nosso, tão legítimo, que se chama autoestima. A autoestima dos fafenses que, bairrismos bacocos à parte, se orgulham na sua forma de ser, de estar e de falar. Por isso, creio sinceramente, vale a pena trilhar este caminho!


publicado por blogmontelongo às 18:00
comentários recentes
Obrigada "h" pela atenção. Já se corrigiu o erro.
Seria importante que as escolas não encerrassem an...
http://www.scoop.it/t/explore-minho/p/4024462499/2...
Da me a ideia que o senhor anda fugido de fafe. Ma...
Realmente a ligação à ruralidade tem vindo a perde...
Certíssimo caro Luís. Não há nenhuma relação com n...
Daquilo que me apercebi é que este novo blog "roub...
Bom dia AlbertoA minha ideia e manter o blog plura...
Eu faço parte daqueles, que no Verão passado se in...
Teste. Obrigado pelos comentários.
pesquisar neste blog
 




Contacto
blogmontelongo@sapo.pt
Mensagens
Na agenda:


Blog Montelongo


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Farmácia de Serivço




blogs SAPO