BLOG MONTELONGO
Olhares para Fafe
12
Nov 16

Opinião de Pedro Freitas, membro do secretariado do PS-Fafe, no jornal Povo de Fafe:

 

     Na semana passada, fruto da minha atividade profissional, cruzei-me com um "novo" soldado da GNR em Fafe. Tinha chegado à nossa cidade acerca de dois dias. Disse-me que tinha estado uma série de anos no Algarve e que, finalmente, conseguiria vir trabalhar para mais próximo da família. É natural de Cabeceiras de Basto. Concelho vizinho, bem próximo de Fafe. Este cabeceirense, pareceu-me bem satisfeito com a mudança, alimentada também, segundo ele, pelo novo posto de Destacamento da GNR em Fafe. Tanto quanto sei, aumentará o número de efectivos ao serviço da população.

     Ironia, das ironias, dei comigo a pensar, que tinha encontrado (finalmente) um Cabeceirense satisfeito com o quartel da GNR em Fafe!... pois, porque também conheço quem não tenha gostado nada da sua instalação em Fafe e, de fato, tudo fez, para que tal investimento tivesse aterrado... em Cabeceiras de Basto, mas como diz o povo, isso são outros quinhentos.

     Esta era uma obra reclamada há mais de vinte anos. Desde então, o processo foi iniciado, era ainda Presidente do Município o Dr. José Ribeiro, sofreu vários avanços e recuos, mas a autarquia nunca baixou os braços, mantendo-se firme, insistente, resistindo à controvérsia e lutando contra várias barreiras que pareciam querer abortar o projeto.

     Inicialmente, o projeto englobava a rotunda da atual Praça da Liberdade, tendo sido, posteriormente ajustado, já no mandato do Dr. Raúl Cunha, que justiça seja feita, teve exímio poder negocial, para que este processo fosse finalizado com êxito. Teve dificuldades acrescidas, na medida em que pelo meio foi necessário (re)negociar todo o processo com um governo PSD, pese embora, que este projeto fora iniciado num governo socialista e fora agora concluído num governo também socialista, sabe-se lá porquê!... Aliás o papel destes ex e atual autarcas foi fundamental, para que no município tivesse sido realizado um investimento de cerca de dois milhões de euros, sendo custo direto e único para a autarquia de Fafe, apenas a cedência por 50 anos do direito de superfície, cabendo a responsabilidade dos encargos financeiros da obra à Direção Geral de Infraestruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna. Este destacamento ficará a comandar os postos de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto.

GNR Fafe

      De nada adiantou, alguma profecia da desgraça, que muitos chegaram a ver em todo o projeto, vaticinando um fim trágico, e dando por adquirido, a perda de valência para outras paragens, se bem me recordo chegou mesmo a dar primeira página nalguma imprensa local, já para não falar das sociáveis conversas de café, entre compadres. Felizmente todo o trabalho executado, mostrou a solidez e preserverança política, na defesa dos interesses dos Fafenses.

     Os socialistas, mais uma vez, provam que a sua luta assenta em causas que dignificam as condições de trabalho e a qualidade de vida de todos os fafenses. É esta atenção às dificuldades dos outros que nos move, é este o sentido da nossa luta. Não baixamos os braços, quando os concidadãos precisam de nós! A nossa ambição passa, há anos, por perscrutar as reiais necessidades das nossas populações que vivem, anónimas, nas periferias de tudo e de todos.

     Deste modo, o novo Posto da GNR em Fafe cria condições de destacamento aos militares da GNR, permitindo-lhes o regresso à terra natal; uns poderão fixar-se e constituir família, outros cuidam dos seus filhos, outros apoiam os Pais, na sua velhice, outros aproximar-se-ão por zona de destacamento territorial e tudo isto permite melhorar as condições de vida daqueles que arriscam a sua própria vida todos os dias.

     Por outro lado, a cidade ganha mais força cívica, afirma-se uma autoridade desejada por todos e a população fafense merece.

     Honrada Política, em que quem promete, cumpre!


publicado por blogmontelongo às 18:00
comentários recentes
Obrigada "h" pela atenção. Já se corrigiu o erro.
Seria importante que as escolas não encerrassem an...
http://www.scoop.it/t/explore-minho/p/4024462499/2...
Da me a ideia que o senhor anda fugido de fafe. Ma...
Realmente a ligação à ruralidade tem vindo a perde...
Certíssimo caro Luís. Não há nenhuma relação com n...
Daquilo que me apercebi é que este novo blog "roub...
Bom dia AlbertoA minha ideia e manter o blog plura...
Eu faço parte daqueles, que no Verão passado se in...
Teste. Obrigado pelos comentários.
pesquisar neste blog
 




Contacto
blogmontelongo@sapo.pt
Mensagens
Na agenda:


Blog Montelongo


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Farmácia de Serivço




blogs SAPO