BLOG MONTELONGO
Olhares para Fafe
28
Jun 17

Opinião de Alexandre Leite, eleito da CDU na Assembleia Municipal, publicada no jornal Notícias de Fafe:

 

Lembro-me bem de que, no final do ano passado, a CDU considerou positiva a promessa da Câmara de realizar obras na Piscina Municipal. Era uma situação que se arrastava, todos concordando que era urgente melhorar as instalações da nossa piscina. O que é necessário fazer para tornarmos a ter um local digno para a prática desportiva é tanto que a própria Câmara colocou uma verba de cerca de meio milhão de euros no orçamento, para a realização dessas obras. Prometer e orçamentar serviu para ficar bem na fotografia. É verdade que ainda faltam 3 meses para terminar esta mandato, mas, pelo andar da carruagem, já se percebeu que não há projeto nenhum, nem concurso público, nem previsão de início das obras, o que para bom entendedor significa que os utentes da piscina terão de continuar a aguentar as péssimas condições existentes pelo menos durante mais um ano.

 

Lembro-me bem de que, no final de 2015, a Câmara considerava urgente a requalificação da Avenida do Brasil. Estamos a meio de junho de 2017 e podemos concluir que a Câmara continua a ter razão: é necessário intervir na Avenida do Brasil.

 

Lembro-me bem do vereador José Baptista ter garantido que até ao final do mandato haveria um novo canil. O aproximar de eleições trouxe-nos um novo vereador para o pelouro mas nem assim os cães tiveram sorte.

Lembro-me bem que, depois de alguma insistência da CDU, a Câmara concordou em colocar uma verba no orçamento para este ano para recuperar as instalações degradadas de uma das “portas de entrada” de Fafe: a Central de Camionagem. Perguntamos, na altura, se não era importante melhorar a operacionalidade, a segurança, o conforto e a informação disponibilizada na central de camionagem. A Câmara respondeu afirmativamente. Eram necessárias obras nas casas de banho, havia cadeiras partidas na sala de espera, era preciso melhorar o conforto dos utentes dos transportes públicos. E, para isso, o orçamento aprovado prevê a “enorme” quantia de 75 mil euros… Só para terem uma ideia, essa verba não chegava para pagar o evento Terra Justa!... Não tenho memória de ter visto ainda nenhuma melhoria na Central.

central Camionagem fafe

Lembro-me bem que, também por proposta da CDU, a Câmara concordou ser importante organizar um “Roteiro do Pré-Histórico Fafense”. Para isso, definiu uma verba de pouco mais de 7 mil euros. Só para terem uma ideia, foi gasto mais do que isso no serviço de refeições dos convidados do Terra Justa... Do tal roteiro, ainda não se sabe nada.

 

Mas não é só a nível local que há problemas de memória. Lembro-me bem que PSD e CDS manifestaram solidariedade com a luta dos profissionais da saúde, no seguimento da recente greve dos médicos. Há umas semanas, o PCP apresentou na Assembleia da República um projeto de resolução que recomendava ao Governo a contratação de profissionais de saúde e a integração dos contratados, ao abrigo dos planos de contingência no quadro de pessoal das instituições de saúde. PSD e CDS tiveram oportunidade de aprovar uma iniciativa que ia ao encontro das reivindicações destes profissionais e das necessidades do Serviço Nacional de Saúde. Já tinham perdido a memória da sua pretensa solidariedade e votaram contra!

 

Por estes dias, têm-se criticado publicamente as “rendas excessivas” da EDP. Todos os partidos com assento parlamentar consideraram exagerados os valores pagos pelo Estado a essa empresa. Mas o que alguns se esquecem é que a causa de termos chegado a esta situação está nas decisões tomadas por sucessivos governos do PSD, PS e CDS que talharam a EDP e a privatizaram sem acautelarem o interesse do povo português.

 

Está visto que a falta de memória é, geralmente, prejudicial para os interesses de todos. Mas para os interesses de alguns, há esquecimentos que até são úteis.

 

A memória é tramada!

 


publicado por blogmontelongo às 18:00
comentários recentes
Obrigada "h" pela atenção. Já se corrigiu o erro.
Seria importante que as escolas não encerrassem an...
http://www.scoop.it/t/explore-minho/p/4024462499/2...
Da me a ideia que o senhor anda fugido de fafe. Ma...
Realmente a ligação à ruralidade tem vindo a perde...
Certíssimo caro Luís. Não há nenhuma relação com n...
Daquilo que me apercebi é que este novo blog "roub...
Bom dia AlbertoA minha ideia e manter o blog plura...
Eu faço parte daqueles, que no Verão passado se in...
Teste. Obrigado pelos comentários.
pesquisar neste blog
 




Contacto
blogmontelongo@sapo.pt
Mensagens
Na agenda:


Blog Montelongo


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Farmácia de Serivço




blogs SAPO