BLOG MONTELONGO
Olhares para Fafe
15
Out 16

Opinião de José Freitas Pereira publicada no jornal Povo de Fafe:

 

     Faz mais de um ano que foi desmantelado um dos ex-líbris da "Freguesia"! Concretamente não sabemos a verdadeira razão. Contudo é meu entendimento e da generalidade da população da Paróquia que se atue em conformidade.

     Só entendemos a sua deslocação e restauro mas nunca a sua eliminação. O sítio onde estava implantado, talvez não fosse o mais adequado, mas já lá permanecia há séculos e era uma referência da Terra.

     Esta sepultura encontrava-se situada no Adro da Igreja Paroquial de Vila Cova.

     É pois importante que o bom senso prevaleça e que os responsáveis metam mãos à obra e o restaurem e recoloquem num local digno para que a sua história prevaleça e se faça jus à história de Vila Cova, que é de todos e para todos.

     Na Pedra tumular encontra-se gravado em baixo relevo, "À memória do motorista Francisco Vieira Cardoso, nascimento - 18/08/1846 e óbito - 24/06/1874 - Como testemunho de infinda saudade".

     Este jovem de 27 anos, solteiro, filho de António Vieira Cardoso e Joquina da Cunha, do lugar da Portelinha. Era cunhado do Excelentíssimo Fidalgo da Casa Real, João Batista Felgueiras, com residência na casa da Boavista, desta "Freguesia".

     O seu pai, a 06 de Fevereiro de 1871 resolve fazer testamento, sendo instituído herdeiro, conjuntamente com os restantes treze irmãos, testamente este que um dia tornarei público!

     Mau grado, três anos depois, faleceu, não havendo registo se foi acidente ou não. (Livro de Registo de Testamento, nº11, folhas 33 e 34, Arquivo Municipal de Fafe, 1854)

Fafe Vila Cova Sepultura

     Esta Imagem está como página de rosto no único portal de acesso à pesquisa genealógica da Freguesia de Vila Cova, (Centro de Investigação Transdisciplinar, Cultura, Espaço e Memória - Grupo de História das Populações) da minha Autoria e com a colaboração de Maria de Fátima Carvalho Dias; Sónia Adriana Ferreira Fernandes e Natália Sofia Magalhães Silva e ainda com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Fafe.

     Ver em Universidade do Minho: http://www.ghp.ics.uminho.pt/vilacova.html

     Na recente reforma administrativa, com a qual jamais concordarei, retiraram-nos o título de Freguesia, não queiram agora também, eliminar as referências mais importantes da terra!

     Apelamos portanto aos responsáveis para que reconsiderem a sua recolocação, como um ato de nobreza a bem de todos os que consideram o património público como fonte histórica para os vindouros e para todos aqueles que se orgulham da sua terra natal.


publicado por blogmontelongo às 18:00
comentários recentes
Obrigada "h" pela atenção. Já se corrigiu o erro.
Seria importante que as escolas não encerrassem an...
http://www.scoop.it/t/explore-minho/p/4024462499/2...
Da me a ideia que o senhor anda fugido de fafe. Ma...
Realmente a ligação à ruralidade tem vindo a perde...
Certíssimo caro Luís. Não há nenhuma relação com n...
Daquilo que me apercebi é que este novo blog "roub...
Bom dia AlbertoA minha ideia e manter o blog plura...
Eu faço parte daqueles, que no Verão passado se in...
Teste. Obrigado pelos comentários.
pesquisar neste blog
 




Contacto
blogmontelongo@sapo.pt
Mensagens
Na agenda:


Blog Montelongo


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Farmácia de Serivço




blogs SAPO